OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS
COM ATRASO DE DESENVOLVIMENTO
As atividades físicas de forma geral fazem bem para a saúde, ajudam na prevenção de doenças e na liberação de substâncias químicas importantes para o bom funcionamento do cérebro. Elas estimulam os neurônios que por sua vez aumentam a produção de dopamina, um neurotransmissor importante que desempenha de várias funções em diferentes áreas do cérebro.
A dopamina é responsável por habilidades como: atenção, motivação, cognição, memória e aprendizagem do indivíduo; Mas, quando está em baixa, pode causar dificuldades de concentração, desânimo, falta de memória e irritabilidade. Esta substância química está diretamente ligada às sensações de euforia, bem estar e satisfação, por isso, ao término de uma atividade física é comum experimentarmos a sensação de prazer e felicidade, como se estivéssemos sendo recompensados por algo.
Agora imagine uma série de atividades físicas propostas em um parque, com um ambiente interativo que reage a comandos e sensações simultâneas durante a realização das mesmas, integrando ao mesmo tempo conceitos, comandos e conteúdos que intensificam a atividade cerebral da criança em forma de brincadeira.
Isso mesmo, para entender melhor como funciona isso na prática, imagine um jogo de alfabetização em uma parede de escalada, onde a criança é motiva a tocar as letras desta parede de acordo com a sequência de comandos de um software, que soletra os nomes e os fonemas iniciais de uma lista de frutas com imagens, ao mesmo tempo, difusoras de essências são programadas para exalar aromas destas frutas na mesma ordem e durante a atividade.
Desta forma transformamos uma simples atividade física em um jogo cheio de emoções e percepções divertida, possibilitando que a criança desenvolva novas conexões cerebrais que possibilitarão a aprendizagem de forma mais efetiva e produtiva.
Anahid Fernandes